Perceber que o recém-nascido tem a orelha mais projetada ou diferente do esperado é algo que gera dúvidas e angústia em muitas famílias. A orelha de abano em bebê é uma das deformidades mais comuns e pode ser notada logo nos primeiros dias de vida. A boa notícia é que existe uma forma segura e eficaz de correção: a modelagem de orelha.
O que é orelha de abano?
É quando a orelha se projeta lateralmente, afastando-se da cabeça mais do que o habitual. Essa característica pode ser causada por:
- Ausência ou má definição das dobras naturais da cartilagem;
- Aumento da concha auricular (parte central da orelha);
- Fatores genéticos ou posicionamento intrauterino.
- Ausência ou má definição das dobras naturais da cartilagem;
Fitas, faixas e outros truques: por que evitá-los
É comum ouvir dicas como usar fita para colar a orelha, faixa para orelha de abano ou mesmo gorros apertados. Mas essas soluções caseiras:
- Não moldam adequadamente a cartilagem;
- Podem machucar a pele do bebê;
- Não trazem resultados duradouros;
- Podem causar desconforto e até deformidades secundárias.
- Não moldam adequadamente a cartilagem;
Modelagem de orelha: solução segura e eficaz
- O tratamento ideal para correção de orelha em bebê é a modelagem de orelha, feita com um modelador de orelha específico. Esse dispositivo, desenvolvimento de forma personalizada para cada bebê sob supervisão de um cirurgião plástico pediátrico, ajuda a reposicionar e modelar a cartilagem ainda maleável do recém-nascido, com benefícios como:
- Correção sem cirurgia;
- Procedimento indolor;
- Resultados permanentes;
- Melhora significativa na simetria e projeção.
- Correção sem cirurgia;
Quanto antes, melhor
O tratamento deve começar nas primeiras semanas de vida — idealmente até os 45 dias — pois, nesse período, a cartilagem está mais flexível devido ao estrogênio materno ainda presente no organismo do bebê.
O Dr. Rafael Zatz explica, clique na imagem:
Se você percebeu que seu bebê tem as orelhas muito abertas ou assimétricas, evite improvisos como fita para corrigir orelha. A modelagem de orelha é uma solução moderna, segura e indicada por especialistas. Agende uma consulta com a Mobe e receba orientação profissional desde o início.
Perguntas frequentes sobre modelagem de orelhas
Em alguns casos leves, pode haver melhora espontânea, mas isso não é garantido. Sem intervenção precoce, a cartilagem endurece e a correção pode exigir cirurgia no futuro.
Não. Essas práticas não oferecem suporte anatômico correto e podem causar lesões ou deformações. A modelagem feita por profissional é a única opção eficaz e segura.
Após avaliação médica, o modelador é aplicado de forma personalizada e confortável. O acompanhamento é feito semanalmente e, após a fase ativa, inicia-se o período de manutenção em casa.