Modelagem de Orelhas

Modelagem
de Orelhas

Você já ouviu falar em modelagem de orelhas? A modelagem de orelhas (ou moldagem de orelhas) é um procedimento não invasivo que visa mudar as características de uma orelha. Esse procedimento é feito em bebês nas primeiras semanas de vida. 

A técnica “aproveita” a maleabilidade das cartilagens no início da vida para corrigir qualquer variação anatômica. O objetivo é alcançar uma aparência natural e harmônica. 

A modelagem de orelhas é uma saída não cirúrgica para casos de deformidades congênitas. As causas dessa variação anatômica podem ser genéticas ou simplesmente físicas (posição do bebê no útero da mãe, por exemplo).

As deformidades de orelha não causam problemas à audição, mas, no futuro, tendem a prejudicar a autoestima do paciente. Isso é especialmente comum na infância, quando outras crianças reparam em características físicas umas das outras. Aqui, vale destaque, por exemplo, para o que é conhecido como “orelhas de abano”. A modelagem de orelhas, no entanto, pode prevenir situações como essa – e sem qualquer sofrimento para o bebê.

As vantagens da modelagem de orelha são muitas. Podemos destacar:

  • Procedimento não-invasivo e totalmente indolor;
  • Resultados impressionantes, imediatos e duradouros. 

A moldagem de orelhas evita que, no futuro, seja necessária uma cirurgia plástica mais invasiva. Isso levaria a maior tempo de recuperação e mais prejuízos ao bem-estar da criança.

Como se modela uma Orelha?

Para moldar a orelha de um recém-nascido e devolver a ela um formato mais natural diante de uma deformidade, usa-se um molde de silicone customizado. Esse molde leva em consideração o formato da orelha do bebê e é encaixado nela para mantê-la na posição adequada. 

O molde permanece fixo, preso com uma espécie de curativo, durante uma semana. Nos atendimentos, o molde é removido e substituído por uma nova peça que avança para a próxima etapa do tratamento. Ao longo do tratamento com o molde, a orelhinha do bebê começa a ganhar um novo formato. 

Neste procedimento, é essencial um bom planejamento por parte do médico especialista em orelhas, levando em conta o tecido dos recém-nascidos, a particularidades do desenvolvimento dos bebês e aspectos estéticos.

Etapas do Tratamento e o que esperar

Em geral, a modelagem de orelha é um tratamento que dura em torno de dois meses. No primeiro atendimento, o molde de silicone é fixado na orelha do bebê e ele deve retornar ao consultório semanalmente durante quatro semanas. Em casa, os pais não precisam fazer nada além de manter o molde intacto. 

Nas quatro semanas seguintes, é feita a manutenção do tratamento – algo que não requer consultas presenciais. Durante essa segunda etapa do tratamento, é possível que o acompanhamento médico seja feito por consultas remotas. Assim, a manutenção é feita no conforto do lar pelos responsáveis pelo bebê.

O resultado do procedimento é gradativo e fica mais visível a cada atendimento. Ao final dos dois meses de tratamento, a orelha do bebê já exibe um formato totalmente novo, sem haver sequer sinais das antigas deformidades.

A maior vantagem do procedimento é o fato de que ele é duradouro. A deformidade não retorna com o crescimento da criança, e não é necessário realizar novos procedimentos na vida adulta.

Indicações da Modelagem de Orelhas

A modelagem de orelha é um procedimento que se utiliza da maleabilidade da cartilagem do bebê para corrigir deformidades. Sendo assim, é essencial que o tratamento comece cedo. É preciso, portanto, iniciar a modelagem até a 6ª semana de vida da criança. Vale ressaltar que os resultados tendem a melhorar o quanto antes o tratamento for iniciado.

Esse procedimento é recomendado para uma série de deformidades auriculares, sejam elas genéticas ou causadas por questões físicas, como a posição do bebê no ventre da mãe. É possível, assim, lidar com deformidades como:

  • Orelha constrita: parte superior da orelha é “dobrada”, “enrolada” ou mais estreita que o esperado;
  • Orelha proeminente (ou “de abano”): deformidade comum em que as orelhas se “projetam” para frente;
  • Orelha de Stahl: orelhas com aparência de “pontudas” ou incompletas na parte superior;
  • Criptotia: condição em que a parte superior da orelha parece estar “enterrada”.

Não se indica a modelagem de orelha para casos de macrotia (orelhas aumentadas) ou microtia ou anotia (não desenvolvidas).

Dúvidas sobre Modelagem de Orelhas Respondidas

Por ser feito de silicone, o molde não causa dor ou sofrimento no bebê. Boa parte dos recém-nascidos, inclusive, passam o atendimento dormindo ou mamando. Ao adormecer, eles podem se deitar de lado tranquilamente sem que haja desconforto.

Em geral, não. O máximo que pode acontecer – e em casos bem raros – é o bebê apresentar alergia ao material do molde ou do “curativo”. Esses materiais, no entanto, são de uso médico e bem tolerados pela pele da maior parte dos bebês.

Há resultados melhores na modelagem de orelha quando o processo começa antes do bebê completar o primeiro mês de vida. Ainda assim, ele pode começar depois, até a 6ª semana de vida da criança.

A deformidade da orelha é uma condição prevista pelo rol da ANS e seu tratamento é contemplado por alguns planos de saúde. Porém, a cobertura depende do plano de saúde do paciente e do produto contratado. Há, sim, planos de saúde que cobrem de forma total ou parcial a modelagem de orelha.

Não. A principal recomendação sobre banhos é evitar o chuveiro para não molhar totalmente o molde, e não submergir a orelha da criança. Caso o molde molhe, indica-se secar com secador em temperatura fria.

Esse procedimento não é invasivo. Sendo assim, não há cortes nem necessidade de anestesiar ou sedar o paciente.

Os resultados são cada vez mais visíveis a cada retorno semanal do paciente ao consultório para ajuste do molde. Após os dois meses de tratamento, o resultado já é o final, e não é preciso esperar mais para ver as alterações.

Telefone

+55 (11) 99972-0066

E-mail

moparabebes@gmail.com

Endereço

Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 46, Conj. 67, Vila Nova Conceição - SP

Nosso Espaço

O consultório fica localizado no bairro do Itaim, em São Paulo. O local é de fácil acesso e a clínica é totalmente equipada para receber pais e bebês com muito conforto ao longo das sessões de tratamento.

MOBE - Modelagem de Orelhas para Bebês