Lop ear: o que é e quais as causas?

Lop ear: o que é e quais as causas?

antes e depois lop ear

Lop ear: o que é e quais as causas?

 

O termo em inglês lop ear designa uma condição que, em português, é possível chamar de orelha caída. Essa é uma deformidade da orelha comum que alguns bebês apresentam ao nascer. Saiba mais sobre ela, desde as possíveis causas até uma forma indolor e não cirúrgica de corrigi-la.

 

Tudo sobre Lop ear

Há uma série de deformidades congênitas de orelha, e uma delas é o que se chama de lop ear ou orelha amassada. Esta alteração é identificada logo após o nascimento, devido à aparência peculiar da orelha. Sua borda superior se apresenta dobrada ou, como o próprio nome indica, caída. 

 

caso de lop ear, antes e depois da modelagem de orelhas

Nem sempre é possível apontar o que causa essa deformidade no bebê. Ela pode ter relação com algumas síndromes, como a síndrome de Down, de Turner e de Ehlers-Danlos. No entanto, é mais comum que seja uma alteração isolada, sem qualquer síndrome associada.

Em geral, as causas são genéticas e levam a uma deficiência no desenvolvimento da cartilagem durante a formação fetal. Por isso, além da dobra, também é possível que essas orelhas sejam mais maleáveis que o esperado. A condição também pode ser causada por complicações durante a gravidez.

O bebê com lop ear não tem, necessariamente, problemas auditivos. Ainda assim, é preciso frisar que ao longo da vida e, especialmente, na infância, essa característica física pode ter impacto negativo. Isso tende a prejudicar a autoestima de quem carrega essa deformidade.

 

Como corrigir orelha caída

Quando se fala em deformidades de orelha, é comum imaginar somente a otoplastia – ou seja, cirurgia plástica de orelhas – como solução. Isso, porém, não é verdade.

Quando há o diagnóstico de orelha caída logo no nascimento do bebê, é possível iniciar a correção de forma indolor e sem qualquer tipo de incisão até a sexta semana de vida. É o que se chama de modelagem de orelhas 

A modelagem de orelhas é um procedimento que corrige de maneira definitiva as deformidades nessa parte do corpo. Ela é possível graças à maleabilidade da cartilagem nesta fase, resultado dos altos níveis de estrogênio no corpo do bebê herdados da mãe. Com isso, é possível literalmente moldar as orelhas usando uma técnica que não exige cortes, pontos, anestesia ou qualquer outra intervenção drástica.

A modelagem é feita com o auxílio de um molde de silicone fixado com curativos hipoalergênicos. Esse procedimento é feito em consultório e alguns bebês até dormem durante a fixação dos moldes.

Ao longo de aproximadamente dois meses, os moldes fazem com que as orelhas adotem um desenho mais harmônico. Passado esse tempo, as mudanças são visíveis e, acima de tudo, duradouras.

É preciso lembrar que as cartilagens do bebê começam a endurecer a partir da sexta semana, algo que inviabiliza esse tipo de procedimento depois deste período. Caso a cartilagem das orelhas já esteja consolidada, é possível que a única forma de corrigir a deformidade seja cirúrgica. 

 

Quem faz modelagem de orelhas?

O responsável por fazer a modelagem de orelhas é o cirurgião plástico pediátrico. Esse especialista tem expertise no ramo das cirurgias estéticas e reparadoras. Sendo assim, ele é o mais capacitado para indicar a melhor forma de contornar essa condição.

Tem dúvidas? Entre em contato conosco e teremos o prazer de te atender!

 

Mais sobre deformidades e modelagem de orelhas

Tem como modelar a orelha?

A modelagem de orelhas é possível até a sexta semana de vida de um bebê, quando as cartilagens ainda são maleáveis o suficiente para que se possa moldá-las. Após esse período, elas enrijecem e a orelha adota seu formato definitivo. 

Como corrigir orelha de abano em crianças?

Até a sexta semana de vida de um bebê, é possível corrigir a orelha de abano e outros tipos de deformidades com a modelagem de orelhas. Esse procedimento não cirúrgico é indolor e usa a maleabilidade das orelhas do recém-nascido para corrigir seus formatos.

Mais adiante, a única forma de corrigir uma deformidade de orelhas em uma criança pode ser a cirurgia plástica.

Quando a cartilagem do bebê endurece?

As cartilagens do bebê começam a endurecer a partir da sexta semana de vida, quando os níveis de estrogênio caem.